História
O RJTV nasceu em 3 de janeiro de 1983 para mostrar as principais notícias da cidade e de todo o estado do Rio de Janeiro. O jornal tinha apenas dez minutos e ia ao ar antes do Jornal Nacional, dividido em três blocos. O sucesso foi tão grande que, seis meses depois, o RJTV passou a ter duas edições: uma na hora do almoço e a outra, mantida antes do JN. Mostrando os problemas do dia-a-dia, o RJTV ganhou, dois meses depois, sua terceira edição (por volta das 23 horas). Hoje, o telejornal tem duas edições (ao meio-dia e às 19h). O RJTV - 1ª Edição tem em média 40 minutos, enquanto o RJTV - 2ª Edição tem 20 minutos.
Com novo formato desde janeiro de 2000 - que explora os debates entre a população e as autoridades, o RJTV procura ajudar a resolver os problemas do Rio de Janeiro com campanhas e discussões, cobrando soluções para melhorar nosso cotidiano, durante o seu tempo de exibição, o RJTV ganhou alguns dos mais importantes prêmios de telejornalismo. Em 2003, as conquistas foram muitas. Com a série "Rio Engarrafado", a premiação da Confederação Nacional do Trânsito prestigiou a equipe do jornal. A série "Os Olhos da Ponte", que mostrava a rotina da Ponte Rio-Niterói, conquistou para o RJTV o troféu da Associação Brasileira de Concessionárias e Rodovias. Também em 2003, o telejornal ganhou o prêmio "Qualidade Brasil" de melhor telejornal regional e o de melhor apresentador, entregue ao jornalista Márcio Gomes. E, por fim, o prêmio "Austregésilo de Athayde", conferindo ao RJTV o prêmio de melhor telejornal local da região metropolitana do Rio de Janeiro
O RJTV lançou em julho de 2007, durante os Jogos Pan-Americanos, o quadro "Radar RJ", que é apresentado em um cenário virtual por Edmilson Ávila. O quadro tem como objetivo, mostrar tanto na 1ª edição quanto na 2ª edição do jornal, as condições de trânsito no Rio de Janeiro. Hoje o Radar RJ é apresentado as 8:00, logo após o Bom Dia Brasil, seguindo o novo horário de jornalismo local da Rede Globo. O Radar RJ também é apresentado durante a tarde, quando necessário.
O RJTV - Especial foi exibido no dia 25 de novembro de 2010 de 10h30 e mostrou a mega-operação feita com a PMERJ e as Forças Armadas e ficou no ar até o início da novela Araguaia, com os apresentadores Ana Paula Araújo e Márcio Gomes e com os comentaristas, de segurança Rodrigo Pimentel, e de saúde, o médico Luis Fernando Correia. No domingo, 28 de novembro também foi exibido esse especial, pela qual mostrou as ações policiais no Complexo do Alemão. sendo apresentado por Ana Paula Araújo, com comentários de Rodrigo Pimentel. A cobertura, no ar entre 7h02min e 15h35min, obteve 21 pontos de média no Ibope[1]. em 4 de abril de 2011, passou a ser apresentado em um estúdio panorâmico localizado no último andar do prédio da Rede Globo no bairro Jardim Botânico, semelhante ao usado pelos telejornais locais de São Paulo[2].
Ana Paula Araújo é a atual âncora e editora-executiva da primeira edição do RJTV, às 12h, e Márcio Gomes exerce as mesmas funções na segunda edição, às 19h10. e apresentado eventualmente e nos rodízios de sábado por Ana Luiza Guimarães, Mariana Gross e Vandrey Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário