Primeira fase
A telenovela atravessa duas fases da década de 1920, com uma passagem de tempo de sete anos. A trama começa em 1921.
Ana Francisca é uma moça virgem, até bonita, mas mal cuidada, usa óculos fundo de garrafa, roupas velhas e desbotadas e cabelos presos a moda antiga. É orfã de mãe e vive muito mal, mas feliz, num sítio com seu pai. Para sua desgraça perde o pai, assassinado por grileiros no interior do sul do Brasil. Ela sabe que tem parentes em Ventura, uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, e descobre o endereço num papel em uma velha gaveta. Ela pega umas economias bem poucas e foge, com medo de ser assassinada também, pois o terreno em que mora é cobiçado por grileiros, que são uma quadrilha assassina que rouba terras de pessoas da região. Ela pega um trem e vai morar em Ventura com um ramo da família que ela não conhece tão bem: a avó Carmem, e seu filho, o tio Margarido, e com os primos Márcia, filha de Margarido, e Timóteo, sobrinho, que diariamente travam hilárias batalhas para esconder a atração que sentem um pelo outro; e a criada Dália no pobre, porém acolhedor sítio da família.
Em Ventura, Ana torna-se amiga de Celina, uma menina doce e meiga, cujo pai, Reginaldo, sofre com a precoce morte recente da mulher, mãe de Celina e de sua irmã Graça. Graça é apaixonada pelo mesmo homem que Celina namora às escondidas, o romântico advogado Guilherme, melhor amigo de Danilo, por quem Ana se apaixona.
Ana, para ajudar nas despesas de casa, trabalha à tarde depois da escola como faxineira na fábrica de chocolates Bombom, e torna-se melhor amiga de Ludovico, o dono da fábrica, mas que finge ser um operário para ver quem é realmente humilde e para investigar sua irmã Jezebel, uma golpista que rouba a fábrica. Ludovico passa a ser o pai que Ana perdeu, e ele a aconselha muito. Eles se tornam melhores e grandes amigos e Ludovico se surpreende por ver que ainda existem pessoas sem maldade no mundo, que gostam das pessoas pelo o que elas são e não pelo o que elas têm, como é o caso de Ana.
Danilo é mulherengo e sedutor. Já saiu com todas as garotas da cidade e despertou a paixão doentia da perversa Olga, que o seduz, o provocando demais. Olga passa a perseguir e humilhar Ana Francisca junto com Graça, além de sempre separá-la de Danilo. Olga e Ana estudam na mesma escola, que forma professoras do curso normal, uma escola secundária. Ana, por ter o sonho de estudar e se formar, consegue ser bolsista numa das melhores escolas de freiras da cidade e por isso sofre humilhações, também por ser considerada um "bicho-do-mato", pois é super tímida, quase não fala, é quieta e só anda com Celina, e as outras meninas namoram, riem, saem para se divertir após as aulas, menos ela. É sempre ofendida por ser chamada de "Pata Choca", "Maria Mijona", dentre outros apelidos pejorativos. Olga e Graça lideram o grupinho de meninas que infernizam Ana e Celina.
Danilo se envolve com Ana, e se surpreende, pois sente por ela algo que nunca sentiu por nenhuma mulher: amor. Porém, ele começa a seduzi-la com intenção de humilhá-la (mesmo não querendo isso) a pedido de Olga, pois se fizesse a escola inteira rir dela ganharia um beijo ardente de Olga. Assim, ele convence Ana que a ama e ela dá seu primeiro beijo com ele à noite numa cachoeira, e todos os alunos da escola aparecem e riem muito dela, apontando para ela, buzinando vários carros com o farol alto e a xingando. Ela sai desesperada e triste pelo vexame que foi eu primeiro beijo.
Ana está enfurecida com Danilo, que se arrepende e confessa tudo que fez. Ela leva um bom tempo para acreditar nele e Danilo confessa a Guilherme que pensa em revelar a todos que a namora. Num momento de amor e excitação total, Ana se entrega a Danilo no banco do carro dele, por onde passaram muitas mulheres, num dia de tempestade em que ela não conseguiu voltar para casa (o carro de Danilo atolou numa estrada lamacenta). Assim ela perde sua virgindade sem temer as consequências desse ato impulsivo. Ela se sente feliz e realizada, pensando que vai casar com Danilo, mas ele, mesmo a amando, não quer casar agora. É jovem e tem muito a curtir ainda.
Nesse dia ela revela tudo a Timóteo e este precisa dar uma desculpa para ajudar Ana, pois ela passou a noite fora de casa, mas não engana Márcia, que já é vivida. Após um tempo Ana descobre estar grávida e se desespera, e pede ajuda à sua prima Márcia. Só para a prima ela revela isso e Márcia leva-a ao hospital, ajudando-a em tudo, dando-lhe broncas e conselhos.
Ana, muito nervosa, vai procurar Danilo, mas encontra Bárbara, tia de Danilo, que se finge de amiga, mas é falsa e quer que Olga se case com Danilo. Ana a princípio não quer contar nada a ela, mas Bárbara finge que Danilo não está em casa, mas ele está dormindo, e a induz a revelar tudo, e Ana acaba por confessar a gravidez. Bárbara fica chocada e acha se tratar de uma golpista, mas se finge de alegre e a abraça, dizendo que vai dizer a Danilo sobre a gravidez, mais inventa que ele viajou para a casa dos pais e demorará a voltar, mas que enviará uma carta a ele.
Ingênua, Ana agradece e sai feliz, e nem desconfia de Bárbara. Ela se finge de amiga e pergunta se Ana vai à formatura e ela diz que não por não ter vestido nenhum de festa. Bárbara então a presenteia com um belo vestido e diz que ela terá uma grande surpresa no baile, que Danilo ficará lá feliz a esperá-la. Ela fica toda boba achando que sua formatura será seu dia de glória.
Assim Bárbara inventa uma história a Danilo, que realmente viaja à casa de seus pais. Com isso ela ganha tempo para armar uma cilada para destruir de vez a aproximação de Ana e Danilo. O ponto fraco de Ana é ser humilhada, então Bárbara tem uma sórdida idéia: fazer com que Ana seja humilhada à frente de toda a cidade com um banho de tinta verde diante de todos no baile de formatura do ensino secundário. O Soldado Peixoto jogou a tinta do teto falso do salão. Ana vê que todos riem dela e vê Danilo sério e a olhando fixamente, e deduz que ele, sabendo da gravidez, não quis assumir a criança e armou tudo isso para ela ser mais uma vez humilhada. Ela lembra do seu primeiro beijo e vê que ele nunca a amou e que sempre quis rir dela, e que só a usou em sua primeira vez. Ela sai correndo pelas escadarias, Celina e Danilo vão atrás mas já é tarde.
Ela, para sua surpresa, encontra na porta do salão num carro luxuoso o senhor Ludovico, apelidado por ela de "Meninão". Ela fica extremamente magoada com ele, achando que ele sabia do banho de tinta também, pois estava na porta do baile e também por descobre que ele era o dono da fábrica, mas disse ser o faxineiro. Ana está desiludida, e jura vingança, que nunca mais vão enganá-la ou humilhá-la. Ela toma ódio das pessoas e não confia mais em ninguém.
Ana perdoa Ludovico, mas se desespera por que vai ser mãe solteira, e nunca mais seu tio poderá andar com a cabeça erguida na cidade. Uma mãe solteira era vista como errada para sempre. Como prova de sua amizade e para Ana não ser uma mulher desonrada e seu filho ter um nome de pai no registro, ele pede sua mão a família dela, explicando porque pediu e diz que vai tratá-la como filha e que jamais irá tocá-la. Ela, ainda assustada, aceita e a família até então jamais concordava, mas se é pela criança, concordam.
Danilo se separa de Ana, pensando que ela é uma golpista interesseira e volta para Olga, com quem passa a namorar sério. Ana acaba se casando com o bondoso Ludovico Canto e Mello. No dia do casamento, todos a xingam de golpista, inclusive Danilo, influenciado pela monstruosa Olga, que só pensa em Danilo, no dinheiro dele e no poder que terá ao se associar a família dele.
Segunda fase
Ana e Ludovico vão morar em Buenos Aires, numa mansão chique. Ambos dormem em quartos separados, e ela passa a ter aulas de língua estrangeira, de moda, de etiqueta, passa a dançar muito bem, tornando-se uma madame fina e elegante. Os óculos ela tira e passa a usar modelos modernos e estrangeiros, somente para leitura. Ela viaja por todo o mundo, conhecendo a maioria dos países, conhece diversos locais frequentados pela alta sociedade e também fica amiga de pessoas influentes e famosas.De volta a Buenos Aires, Ana entra em trabalho de parto e sofrendo muito, dá a luz um menino, que ela dá o nome de Antônio, mas seu apelido é Tonico. Nesse meio tempo Ludovico sofre um infarto e ela se desespera, pois ele passa a ficar acamado e ela tem que cuidar do filho e de seu melhor amigo, mas conta com a ajuda de dona Mocinha, a babá de Tonico.
Passam-se 7 anos. Ludovico não resiste ao seu segundo infarto e falece. Ana se desepera completamente. Tonico sofre muito pensando que seu pai morreu. Ana o amava como pai e recebe dele no leito de morte uma caixa que ele diz que só deve abrir quando um dia ela perder tudo, pois Jezebel é esperta e pode lhe tirar tudo um dia. Se caso não aconteça isso, é para Ana dar a caixa a Tonico.
Ela recebe toda a herança de Ludovico, todos os seus imóveis, a casa em Ventura, a mansão na Argentina e outras ao redor do planeta. Ela decide que chegou a hora de retornar a Ventura. Ela vai com o seu filho Tonico e com a babá do menino, Dona Mocinha, para se vingar de todos aqueles que lhe fizeram mal um dia. Ela volta toda de preto, em sinal de luto. Ela agora é chique, decidida, está muito bem arrumada e penteada, encantando os homens. Seu corpo agora chama atenção em vestidos colantes e bem curtos. Ela volta e anuncia a toda cidade que se reúnam no salão de festas de Ventura. Todos ficam surpresos ao vê-la de novo.
Ela deixa a todos chocados, pois volta dançando tango com uma rosa entre os seios, enlouquecendo os homens, inclusive Danilo, mais ela o humilha e ele é o único com que ela não dança. Olga, noiva de Danilo, fica com ódio de Ana Francisca, antes, a "Maria Mijona", ou o "Patinho Feio" de Ventura. Mas ela arma uma humilhação para ela: arrebenta as pérolas de Ana, que caem todas no chão. Ana não se importa, mostra que é tão superior e que a ignora durante toda a noite.
Para começar seu plano de vingança contra toda a cidade, ela resolve deixar todos na miséria, tirando a única fonte de renda da região: a fábrica de chocolates Bombom, dizendo que só retornou a Ventura para levar a fábrica para a capital paulista, e de lá sair do Brasil e nunca mais retornar.
Esse fato preocupa os quatro grandes poderosos de Ventura: a primeira é Jezebel, a perversa irmã de Ludovico, que humilhava Ana quando ela era faxineira, e que dirigiu a fábrica nesse tempo, geralmente desviando dinheiro da fábrica e dilapidando a fortuna do falecido irmão com interesses pessoais muitas vezes fúteis; o segundo é Vivaldo, tio de Danilo e prefeito da cidade, que tem um grande conluio ilícito com Jezebel e é apaixonado por Márcia; o terceiro é o Conde Klaus Von Burgo, o principal banqueiro, um homem extremamente inescrupuloso e egoísta, principalmente no tocante a dinheiro; e o último é o corrupto delegado Terêncio, pai de Olga, que vale-se de seu cargo para decretar leis e regras absurdas na cidade. Os quatro vilões unem-se para armar maneiras de impedir que Ana retire a Fábrica "Bombom" da cidade.
Ao voltar, Ana passa a ser inimiga de Danilo, mesmo amando-o demais. Eles passam a se enfrentar, e Danilo até faz uma prosposta indecente: a convida para uma noite no quarto dele. Ela bate na cara dele e se decepciona mais uma vez, pois ele acha agora que ela é uma vulgar, por usar roupas "indecentes" e agora Ana dar confiança a tudo que é homem só para deixar Danilo com ciúmes.
Márcia sempre sonhou em ser rica e passa a ter um caso ardente e engraçado com Vivaldo. Eles passam a se encontrar diariamente no gabinete dele até que tudo é descoberto e isso vira um escândalo, uma vergonha para a família. Ana tenta conciliar tudo e ajuda a prima. Dá a ela um salão de beleza, pois ela é manicure e sempre sonhou em ter seu negócio próprio, além de fazer parte da alta sociedade. Ana faz com que o pai Margarido a perdoe por ela ter causado vergonha aos parentes. Quem sofre é Timóteo, que se sente inferior pois Márcia sempre tem casos com homens muito ricos e casados.
O tempo passa e Ana enfrenta muitas maldades - especialmente vindas de Jezebel e Olga, que a infernizam cada vez mais. Ana e Danilo brigam, por motivos que cada um desconhece, mas eles pensam que os motivos são conhecidos: enquanto ela briga com ele por achar que ele o abandonou grávida, ele briga achando que ela o abandonou para dar o golpe do baú e subir na vida.
Ana passa a humilhar Danilo de todas as formas: joga na cara dele que agora é rica. Ele vê que é ainda apaixonado por ela e passa por cima de seu orgulho e a pede em casamento, também para esquecer Olga, e por que ama Ana mais que tudo. Ana não confia em mais ninguém e acha que ele quer o seu dinheiro para impedi-la de tirar a fábrica da cidade, e como vingança, aceita o pedido, mas o abandona no altar, fazendo com que a cidade toda ria dele. Pronto, a parte pessoal de vingança contra Danilo estava feita.
Assim, Danilo pretende se casar com Olga, e marca o casamento, para a felicidade dela, que acha que Danilo a ama. Ana Francisca fica com muitos ciúmes e revoltada, planejando vingança contra Olga. Ela faz muitas armações e o casamento de Olga é desmarcado várias vezes.
Na véspera do casório, Ana seduz Danilo e passa uma noite com ele. Assim ele reconhece que sempre amou Ana e perde a hora do casamento, não se casando com Olga, e a abandona no altar, mas Ana Francisca o humilha, diz que o usou por uma noite como ele fez com ela. Além do mais, Ana ri de Olga e faz a cidade toda rir dela, e joga na cara que Danilo não a ama e só ia casar para esquecer Ana. Olga se enfurece e as duas brigam, e Ana dá uma boa surra nela e sai vitoriosa. Pronto, a vingança contra Olga está feita, que passa a ser ridicularizada por todos por ter sido abandonada no altar.
Eis que um homem surge e Ana passa a ter um romance, para enfurecer Danilo. Ela passa a namorar esse homem, um baloeiro chamado Miguel, e ele é o primeiro homem que Ana tem depois de Danilo. Ela passa a viver com ele em sua mansão, mesmo não sendo casada, o que choca a sociedade, e o que ela mais quer é causar polêmica. Ela vê que não consegue esquecer Danilo e se separa.
Após Ana e Danilo trocarem tapas e beijos durante muito tempo, e o filho de Ana ficar muito amigo de Danilo, ela descobre uma bombástica revelação. Bárbara vê que o pai de Olga está ficando pobre e que Ana cada vez mais rica, então ela decide contar tudo que fez contra os dois para ver se os une e Danilo casa com ela para pôr as mãos na fortuna, assim tirando ela e o marido, tio de Danilo, da decadência financeira em que vivem, mas Danilo não sabe de mais esse perverso plano da tia.
Ela conta que mentiu, e que Danilo nunca soube do filho. Que ela fez isso pois Olga era rica e Ana, uma sem classe e pobre. Ana se desespera e volta para Danilo, contando tudo a ele. Danilo também descobre que o coração de Ana só foi seu e de mais de homem nenhum, e também que ela casou pelo filho, e não pelo dinheiro. Também descobre que Ludovico e ela eram apenas amigos e mais nada.
Eles têm uma linda e selvagem noite de amor, para compensar todos os anos perdidos. Eles enfrentaram muitas coisas para ficar juntos, mas Olga ainda os os separará várias vezes. Ana também tenta ajudar sua amiga Celina, que se vê obrigada a casar-se com o asqueroso Conde Klaus, por uma dívida de jogo contraída por seu pai, Reginaldo, que é viciado em jogos de azar - o pai chegou ao cúmulo de apostar e perder sua própria filha num jogo de cartas manipulado pelo inescrupuloso Sebastian, sobrinho do Conde Klaus e um vigarista que vive de aplicar golpes. Reginaldo também proíbe o romance de Guilherme e Celina por Guilherme ter pouco dinheiro, mas o motivo maior é por desconfiar que são meio-irmãos, pois ele teve um caso com a mãe de Guilherme, Margot, que era prostituta e abandonou Guilherme ainda bebê.
Guilherme e Celina passaram os últimos 7 anos de suas vidas namorando escondidos de todos e agora querem que isso se torne público e querem casar. Porém, Celina vê seu amor Guilherme casar com Graça, que deu um golpe e engravidou dele, depois de muitos planos dela para separar esse casal e poder ficar com Guilherme de vez, sempre com uma ajuda de Olga, já que a mesma é confidente de Graça. Graça sempre teve uma inveja doentia da irmã e fez de tudo para prejudicá-la. O pai de Graça entra em desespero com a possibilidade de Graça e Guilherme serem irmãos, mas nada poderá ser feito, já que Graça está grávida.
Muita emoção acontece enquanto Jezebel, Vivaldo, Conde Klaus e Terêncio armam planos cômicos e mirabolantes - mas não menos diabólicos, incluindo até mesmo o seqüestro de Tonico para obrigar Ana a casar-se com o mau-caráter Sebastian - para atingir seus pérfidos objetivos de destruir Ana Francisca, não apenas em sua relação amorosa com Danilo como também na posse da mesma sobre a cobiçada fábrica de chocolates.
Ana e Danilo cada dia mais estão se acertando e passam a namorar escondidos, mas depois tornam tudo público, e Olga não descansará até separá-los e se vingar do que Ana fez.
Próximo ao final da trama, Ana volta a ser pobre e perde a fábrica para Jezebel - a vilã utiliza-se de um documento falso no qual consta que Ludovico deixara-lhe toda a fortuna, patrimônios, bens, títulos e, principalmente, a fábrica de chocolates, em forma de uma polpuda doação. Ela passa dificuldades e lembra-se então da caixa que Ludovico deu a ela, e a abre, e dentro dela encontra todas as receitas secretas de chocolate da fábrica. Com a ajuda da família e de Danilo, além da caixa preciosa que a salvará da derrota, ela passa a vender bombons de chocolate com recheio de pimenta nas ruas de Ventura, além de bolos, bombons e doces sortidos, sem nenhuma vergonha de levar sua cesta de doces caseiros e sair batendo de porta em porta vendendo chocolates.
Com isso, a fábrica vai perdendo a produção para Ana, mas a receita é a mesma - o que diferencia é que Ana faz tudo com amor e a fábrica faz tudo com máquinas e não é a mesma coisa que fazer passo-a-passo, à mão e com dedicação, como Ana faz. Ela passa a ajudar os parentes, que foram demitidos da fábrica por Jezebel, como vingança e inveja de Aninha.
Com a venda de chocolates, ela vai acumulando dinheiro, e com o tempo consegue abrir sua própria loja de bombons. Com isso, arrecada muito dinheiro e contrata um advogado, que consegue provar os roubos, desvios e falsificações de Jezebel, que é presa e condenada, para seu desespero. Ana ri da cara dela e lembra de quanto ela a humilhou na fábrica. Ana recupera a fábrica e aglutina-a à sua própria loja, ficando ainda mais rica pois assim consegue complementar com folga a renda da fábrica.
Danilo se casa com Ana Francisca, mesmo Olga tendo levado Danilo para a cama, inventando uma falsa gravidez e separando os dois, inventando e apresentando falsas provas de que Ana tem amantes. Mas Danilo é esperto e não cai nesse golpe, mas eles se separam por um período.
No fim, Olga fica muito pobre, seu pai perde o posto de delegado e ela e sua mãe viram manicures, para ódio de Olga, que também é obrigada a se casar para sair da pobreza com o Soldado Peixoto, um homem que vive atrás dela há anos, implorando-a para namorar, que a ajudou a jogar tinta em Ana. Ela passa a ser mulher dele, e fazer tudo o que ele manda, sofrendo muito. Peixoto, apesar de trapalhão, azarado e não ser rico, é honesto e íntegro e seu mirrado salário ajuda a mantê-la. Ela passa a lavar, passar, cozinhar, costurar e fazer unhas - enfim, tornou-se aquilo que nunca quis: uma dona-de-casa pobre, corroendo-se de inveja de Ana Francisa, a rica e poderosa de Ventura, que troca tudo na cidade, a prefeitura, a delegacia e o banqueiro, com isso destruindo quase toda a corrupção que tinha na cidade.
Graça está casada com Guilherme, que é infeliz e só casou pelo bebê, não consegue esquecer Celina e vive brigando com a esposa. Graça sofre muito, pagando pelas maldades que fez, dá à luz e morre no parto, para desepero de Guilherme, que fica feliz ao ver que seu filho está bem. Ele se casa com Celina. Ele conhece a mãe e fica abalado pela possibilidade de ter se casado com a irmã. Ela leva muito tempo para perdoar a mãe, que revela que ele não é filho do pai de Graça e Celina, e que pode ficar despreocupado. Com o tempo, Guilherme perdoa sua mãe e cria uma relação de profunda amizade com Reginaldo. Ele também volta a se aproximar de seu velho amigo-irmão Danilo.
Danilo passa a ganhar muito dinheiro, pois ele começa a trabalhar como sócio de um banco. Ana finalmente revela a Tonico que Danilo é seu pai de verdade. No começo, ele fica triste, pois a mãe mentiu para ele, mas ele fica feliz, pois sempre gostou de Danilo, de jogar bola com ele, de passear com ele, mesmo antes de saber a verdade. Danilo e ele tem uma conversa de pai e filho que emociona Ana. Ana e Danilo viajam o mundo em lua-de-mel e Tonico fica morando com a bisavó Carmem.
Márcia, após sofrer tanto por nunca encontrar um homem que a ame de verdade, não quer aceitar que ama o primo desde criança, e que o que a afasta dele é o orgulho, por ele ser muito caipira e turrão. Ela esconde um segredo que foi com Timóteo que perdeu sua virgindade quando era muito jovem, antes de Ana chegar a Ventura, mas esse segredo só a prima sabe. Aconselhada por Ana, ela vê que tudo pode ser diferente em sua vida e ela e Timóteo se casam. Timóteo fica super feliz e achava que isso era impossível. Ele para de sair com várias mulheres e se prende a uma só, seu grande amor. A princípio a família não aceita o casamento por eles serem primos, mas Márcia está grávida de Timóteo e não há mais nada o que se fazer. Dona Mocinha se casa com Margarido, o tio de Ana, para felicidade de todos.
Ana, depois de meses, volta da lua-de-mel e descobre estar grávida, o que é uma alegria para o casal. O tempo passa, e no sítio nasce uma menina, que Ana coloca o nome de Carmem, como o da avó. Danilo sente-se muito feliz e completamente realizado na vida.
Na cena final, Ana tem uma visão mediúnica: o espírito de Ludovico aparece abençoando a nova família que Ana formou. No fim, com o casal de filhos, numa linda paisagem de matas, rios planaltos, Ana Francisca e Danilo se beijam e juram amor eterno.
Elenco
Ator | Personagem | ||
---|---|---|---|
Mariana Ximenes | Ana Francisca Mariano da Silva Canto e Mello Albuquerque | ||
Murilo Benício | Danilo Albuquerque | ||
Elizabeth Savalla | Jezebel Canto e Mello | ||
Priscila Fantin | Olga Gonçalves Lima Peixoto | ||
Fúlvio Stefanini | Prefeito Vivaldo Albuquerque | ||
Drica Moraes | Márcia Mariano da Silva | ||
Tarcísio Filho | Sebastian Von Burgo | ||
Cláudio Corrêa e Castro | Conde Klaus Von Burgo | ||
Marcello Novaes | Timóteo Mariano da Silva | ||
Samara Felippo | Celina Costa Andrade Fernandes | ||
Rodrigo Faro | Dr. Guilherme Oliveira Fernandes | ||
Ary Fontoura | Ludovico Canto e Mello | ||
Lília Cabral | Bárbara Albuquerque | ||
Osmar Prado | Margarido da Silva | ||
Nívea Stelmann | Graça (Maria da Graça Costa Andrade Fernandes) | ||
Laura Cardoso | Carmem da Silva | ||
Denise Del Vecchio | Dona Mocinha Limeira da Silva | ||
Rosamaria Murtinho | Margot Oliveira Fernandes | ||
Caco Ciocler | Miguel Torres | ||
Kayky Brito | Bernadete (Bernardo Canto e Mello) | ||
Pedro Malta | Antônio "Tonico" da Silva Canto e Mello (Albuquerque) | ||
Ernani Moraes | Delegado Terêncio Lima | ||
Ângelo Paes Leme | Soldado José Rufino Peixoto | ||
Antônio Grassi | Reginaldo Andrade | ||
Tânia Bondezan | Marieta Gonçalves Lima | ||
Carla Daniel | Dália Silva | ||
Ary França | Epaminondas Xavier | ||
Patrícia França | Drª. Sofia Menezes | ||
Rosane Gofman | Roseli Castro Fritz | ||
Guilherme Piva | Dr. Paulo Bentes | ||
Alexandre Barillari | Alberto Lares ("Beto") | ||
Juliana Alves | Selma Cardoso de Almeida | ||
Maria Maya | Liliane ("Lili") Campos Soares | ||
Victor Pecoraro | Maurício Von Burgo | ||
Luiza Curvo | Cássia Gonçalves Lima | ||
Marcela Barrozo | Estelinha (Estela Albuquerque) | ||
Sabrina Rosa | Vera Cardoso de Almeida | ||
Mônica Carvalho | Gigi | ||
Yeda Dantas | Cândida Gomes | ||
Mário Cardoso | Delegado Almerindo Mendes | ||
Hilda Rebello | Matilde | ||
Roberto Bomtempo | Juvenal | ||
Renato Rabello | Padre Eurico Seriano | ||
Andréa Avancini | Yvete | ||
Roberto Frota | Dr. Eusébio | ||
Lucy Mafra | Venúsia | ||
Lauro Góes | Leonardo Albuquerque (pai de Danilo) | ||
Lucinha Lins | Elvira Albuquerque (mãe de Danilo) | ||
Sérgio Fonta | Lael | ||
Sônia de Paula | Dinorá | ||
Marcelo Barros | Araújo | ||
Ricardo Martins | Quincas (Joaquim) | ||
Keruse Bongiolo | Camélia Duarte Rodrigues | ||
Samuel Mello | Vinícius (Beleza) | ||
Viviane Porto | Inácia | ||
Gabriel Azevedo | Fabrício | ||
FALA BRASILFala Brasil é um telejornal matutino brasileiro, produzido e exibido pela Rede Record e Record News diariamente. Estreou em 1990 sob o comando de Silvia Poppovic. Passou por diversas modificações no formato e atualmente é apresentado por Carla Cecato e Roberta Piza.HistóriaEm 1990, logo que a Rede Record foi comprada por Edir Macedo, um jornalístico com este nome foi lançado, apresentado por Silvia Poppovic, que vinha do SBT. Na época, a audiência foi insatisfatória e, além disso, Silvia mudou-se para a Rede Bandeirantes, decretando o fim desta primeira fase do programa, sobre a qual não há muitas informações.Em 5 de maio de 1998 o nome foi reaproveitado em um novo jornalístico, inspirado no então novo formato do Bom Dia Brasil, da Rede Globo e nos similares norte-americanos, como o Good Morning America, mesclando o noticiário nacional com receitas e apresentações musicais. A parte jornalística era apresentada por Doris Giesse, e na bancada do programa ficavam Rosana Hermann, Rafael Moreno, Renata Vianello, Duda Seidl, Virgínia Novicki e Bob Floriano. O formato original do Fala Brasil seria reaproveitado pela Record, anos depois, nos programas Tudo a Ver e Hoje em Dia. Durante o ano de 1999 a Record tentou fazer frente ao Fantástico com o Fala Brasil - Edição de Domingo, apresentado por José Luiz Datena, Adriana de Castro e Rosana Hermann, porém sem grande sucesso. Em 2001, com a contratação de Eleonora Paschoal e Miguel Dias, o Fala Brasil passa a ter o formato atual, mudando apenas os apresentadores no ano seguinte, devido ao falecimento de Miguel Dias, que foi substituído por Rodolpho Gamberini, e da ida de Eleonora para outro telejornal da casa, a emissora contrata Mônica Waldvogelno lugar de Eleonora. Depois, passou a ser apresentado também por Alexandre Giachetto e Fernanda Fernandes. Em meados de 2004 o programa passou a ser apresentado por Janine Borba e Marcos Hummel Depois, em 2006, Janine foi substituída por Luciana Liviero. Em 2007 passou a ter uma edição aos sábados No ano de 2008, chegou a ter uma edição dominical[3] que ficou pouco tempo no ar. Em 2009 Luciana Liviero foi substituída por Carla Cecato e Marcos Hummel foi substituído por Roberta Piza. No mesmo período, estreou novo cenário. Em 2010 Carla Cecato é substituída por Thalita Oliveira, pois Carla cumprirá licença-maternidade . A partir de 27 de setembro passou a ser transmitido em HD. Em maio, a apresentadora do bloco de esportes, Thalita Oliveira, deixou o programa[6] e vai para a Record News Não demorou para ela voltar, pois a Rede Record não encontrou substituta para o bloco de Esportes do Fala Brasil No dia 30 de setembro de 2012, um domingo, com apresentação de Eduardo Ribeiro e Thalita Oliveira, foi exibido uma edição especial do Fala Brasil por causa da morte da apresentadora Hebe Camargo. O telejornal, naquele dia, que foi exibido das 8h às 12h25, repercutiu o velório, que aconteceu durante toda noite e madrugada, entrevistou personalidades, e transmitiu ao vivo o cortejo do corpo da apresentadora para o cemitério Gethsemani e o sepultamento. Alguns estados do Brasil tem versões do telejornal, como o Fala Pará e até na TV Audiência Em junho de 2010, o telejornal fechou um ano na liderança no seu horário na Grande São Paulo, de acordo com dados do Ibope. A média do período foi de 7 pontos.[8] Em novembro do mesmo ano, por sua vez, foi divulgado que o programa estava há dezesseis meses ocupando a liderança no ranking de audiência na Região Metropolitana de São Paulo, também de acordo com dados consolidados do Ibope.[9] No dia 26 de novembro o telejornal registrou uma das maiores audiência de sua história no Rio de Janeiro, devido à Guerra no Rio, o Fala Brasil conseguiu 16 pontos de média, com picos de 20, contra 9 da Rede Globo, que ficou em segundo lugar na capital carioca. Esse índice assemelhou ao do dia 29 de novembro, que também conseguiu 16 pontos de média contra 11 da Globo no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os índices foram baixos comparados com o Rio de Janeiro, mas também garantiu a liderança para a Rede Record no dia 29 de novembro, o telejornal registrou 10 pontos, com picos de 12, contra 7 da Rede Globo, na capital paulista. Em dezembro, o telejornal perde a liderança no IBOPE após 17 meses a frente da concorrente Rede Globo CARLA CECATOCarla Cecato (Rio de Janeiro, 15 de junho de 1978) é uma jornalista e apresentadora de televisão brasileira. CarreiraEstreou na TV como produtora e assistente de redação do programa Muvuca, da Rede Globo, em 1998. De lá seguiu para o SporTV, onde trabalhou como produtora e redatora do programa Feel Good, da GloboSat. Em 2001 estreou como apresentadora do programa Passo a Passo do canal a cabo Sky, no Rio de Janeiro. Comandou a atração por seis anos, acumulando função de locutora para alguns canais Sky, mesmo trabalhando já em outras emissoras.Em 2004 foi contratada pela Rede Bandeirantes de televisão para inaugurar o novo canal BandNews RJ como editora-chefe e apresentadora. Na mesma emissora trabalhou como repórter do Jornal do Rio e Jornal da Band. Aos sábados apresentou o Jornal do Rio e aos domingos o programa Caminhos do Rio. Em 2005 foi contratada pela Rede Record para estrear o novo jornal, RJ Record, como apresentadora e editora-executiva. Na mesma emissora acumulou a função de repórter de rede, do Jornal da Record, e apresentadora do Informe Rio, para mais de 50 países pela Record Internacional. Em 2006 foi convidada a trabalhar na sede da emissora em São Paulo como repórter especial do Repórter Record, Câmera Record e Domingo Espetacular. Em 2007 assumiu a função de apresentadora do programa Tudo a Ver e Jornal 24 horas. Em 2008 cobriu as Olimpíadas de Pequim, na China. Na volta recebeu o convite para estrear como correspondente da Record em Londres. Em junho de 2009, de volta ao Brasil, assume a apresentação do telejornal nacional Fala Brasil. Vida pessoalCarla Cecato é filha de mãe paraense e pai paulistano; os avós são imigrantes italianos e portugueses. Carla é casada com o arquiteto Fabrício Frade com quem tem um filho, Bruno. Seu pai, José Cecato, era músico, saxofonista. E chegou a tocar na orquestra do programa de Simonetti, na TV Excelsior.ROBERTA PIZARoberta Piza (Campinas, 8 de agosto de 1981) é uma jornalista brasileira. Iniciou na Rede Record em dezembro de 2006, como apresentadora do bloco de esportes do telejornal Fala Brasil. Hoje, comando a bancada do mesmo jornal, ao lado da também jornalista Carla Cecato] além disso, apresenta o boletim Minuto Olímpico. Apresentou, de 2007 até 2012, o programa Aldeia News, na Record News. Também na Record, já apresentou o Tudo a Ver, esporadicamente. PRÓXIMA POSTAGEM :17/10/2012 SOBRE= Bela, a Feia Jornal da Gazeta |
Nenhum comentário:
Postar um comentário